A proposta pedagógica do CREATIVITÀ leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Deliberação nº 01/99 do Conselho Estadual de Educação do Paraná.

O trabalho pedagógico no CREATIVITÀ parte de uma concepção humanista de educação, tendo como base os PCNs e a fundamentação teórica de alguns pensadores. Uma concepção de metodologia que considere e respeite o fazer humano que deve ter a característica da construção e transformação contínua, procurando permanente evolução.

Tal fazer não tem receitas prontas nem se constitui em um método. Partindo da pluralidade e diversidade da essência humana, desafiá-la, questioná-la, ampliá-la não podem ser ações únicas, devendo ser inspiradas por princípios claros, mas adaptadas a cada indivíduo e situação com engenho e arte.

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, tendo como objetivo geral do curso o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, emocional, afetivo, cognitivo e social, por acreditar que estes desenvolvimentos favorecem o acesso à aquisição de conhecimentos futuros que serão estabelecidos.

Nosso trabalho é todo baseado no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil que se constitui em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com práticas educativas de qualidade que promovem e ampliam as condições necessárias para o total desenvolvimento das habilidades de nossas crianças.

Aspecto Físico

Em concepções abrangentes os cuidados são compreendidos como aqueles referentes à proteção, saúde e alimentação, incluindo as necessidades de afeto, interação, estimulação, segurança e brincadeira que possibilitem a exploração e a descoberta.

Aspecto Emocional

O desenvolvimento emocional da criança pequena está todo envolvido com a afetividade do desenvolvimento de uma pedagogia relacional, baseada exclusivamente no estabelecimento de relações pessoais intensas entre o educador e o educando. Não existe aprendizagem sem afetividade.

Aspecto Cognitivos

O desenvolvimento cognitivo está ligado ao desenvolvimento das estruturas do pensamento, da capacidade de formar conceitos e raciocinar, de aprendizagens de experiências diárias.

formação continuada da equipe de docentes e auxiliares

A Creativià entende que a qualidade do atendimento à criança passa prioritariamente pelo investimento nas ações permanentes de formação profissional em serviço, tendo em vista oferecer os subsídios necessários para que o educador possa refletir sobre sua proposta teórico-prática, em relação ao atendimento aos educandos. Por esse motivo, a Creativià busca sensibilizar os profissionais da educação para a importância do trabalho assumido, mostrando a importância de instrumentalizá-los, técnica e teoricamente, para a realização de suas tarefas. A formação acontece em serviço, através de encontros semanais de caráter sistemático e contínuo.

Nossa Organização

BERÇÁRIOS A, B

Quando um bebê nasce, é comum os pais se perguntarem “Do que será que o nosso filho vai gostar? Que profissão vai ter? Como será esse novo serzinho???”. Para os especialistas, cada criança que vem ao mundo é uma surpresa para a humanidade, diante da impressionante capacidade que carrega de aprender. Está provado pela ciência: os bebês são as melhores máquinas de aprendizagem do universo e, dependendo dos estímulos que recebem, podem desenvolver habilidades impressionantes. 
Nos berçários estimulamos a socialização, ensinamos a lidar com os sentimentos e a respeitar os outros. O abraçar, dividir brinquedos, esperar a vez… são aspectos bastante trabalhados.
Em relação à percepção sensorial, são exploradas texturas, cores, aromas e sons diferenciados, sempre com objetos concretos, de preferência, que façam parte do cotidiano dos pequenos.
A comunicação também tem bastante destaque, com o enriquecimento do vocabulário dos bebês, que, ao final do ano, utilizam aproximadamente inúmeras palavrinhas.

BERÇÁRIO C e MATERNAL A

Você já percebeu que seu filho adora estar com outras crianças? Na escola, além dos coleguinhas, ele ainda terá novas figuras afetivas, como as professoras, o que enriquece muito as vivências e aprendizados. O mundo se amplia e ele cresce junto. E nós não medimos esforços para que o primeiro contato com a educação formal seja encantador.

Nossas turminhas dos níveis 1 e 2, destacamos nossa atenção ao atendimento das necessidades individuais, como cuidados com a higiene, nutrição, sono e, sobretudo, com a parte emocional. Todos os bebês têm nossa dedicação integral e são amparados e respeitados em suas individualidades.
Na Escola Creatività, aprender é gostoso e brincar é coisa séria! Todas as atividades têm propósitos claros e bem definidos.
Há consenso entre os neurocientistas que os primeiros anos de vida são fundamentais, como os alicerces de uma casa, tudo vai ser construído a partir deles. Nesse período, o cérebro forma centenas de novas sinapses (conexões entre os neurônios) e quanto melhor a criança se desenvolver nesse estágio inicial – quando o cérebro evolui com uma rapidez singular em relação ao restante da vida– mais potencial ela terá no futuro. Por isso, procuramos trabalhar desde cedo as múltiplas inteligências.
Como se dá o aprendizado
Todo o nosso trabalho baseia-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que destaca para essa faixa etária a socialização, a linguagem oral e a independência, além do estímulo às percepções (visual, tátil e auditiva), o que fazemos com muita criatividade.
Com essa turminha, é exercitada de modo mais efetivo a coordenação motora fina, com exercícios de pintura, colagem, montagem de quebra-cabeça, modelagem com massinhas, encaixe etc. A coordenação motora ampla também se destaca, principalmente nos horários de Parque Dirigido, onde exercícios de equilíbrio, de desviar de obstáculos, de dar passos grandes e pequenos, lentos e rápidos são propostos para desafiar as crianças a afinar a noção espacial.
Em todas essas atividades, busca-se, de forma interdisciplinar, o estudo diário da língua Inglesa, para desenvolver habilidades como: linguística, lógico matemática, espacial, corporal, intrapessoal, naturalista e musical, ou seja, trabalhando as múltiplas inteligências (o trabalho com as múltiplas inteligências acontece na língua materna e no processo de aquisição da segunda língua).

MATERNAL B e C

Nas turminhas do infantil 1 e 2, as crianças conseguem produzir muito mais e o nível de concentração é maior para escutar histórias, ouvir músicas e realizar atividades de portfólio.
Nesta sala, o processo de afetividade ainda está em desenvolvimento. É muito importante informar que o aprendizado acontece em um ambiente afetuoso, envolvente e estimulante. Respeitamos a fase da criança e tudo o que elas podem e são desafiadas a fazer nessa idade. Dessa maneira, o amor pela segunda língua é construído para que naturalmente a língua seja adquirida.
Os alunos são expostos à segunda língua através de músicas, histórias, atividades de portfólios, dentre outras, sempre com muita repetição.
A repetição pode ser chata para os adultos, mas para as crianças é muito importante para revisar, buscar consolidar o que fora apresentado.
Como se dá o aprendizado
Para oferecer um ensino de qualidade para as crianças da faixa etária, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) respalda e complementa o fazer pedagógico dos educadores na elaboração das aulas com foco nos seguintes campos de experiências: eu, o outro e nós, corpo, gestos, movimentos, sons, cores e formas, oralidade e traçados de letras, espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Tudo isso é trabalhado através de projetos.

Uma boa alimentação é fundamental no desenvolvimento físico e mental da criança. Por isso, o Creatività, conta com o acompanhamento de uma nutricionista e oferece cardápio próprio para cada idade.

Quanto mais novo, mais fácil de aprender. E é pensando nisso que o Creatività oferece também aulas de inglês com professora especializada com foco em língua estrangeira.

A musicalização Infantil é um poderoso instrumento que desenvolve na criança além de sensibilidade a música: A concentração, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo,a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional e inúmeros outros atributos que colaboram na formação da criança.

Aqui nossos pequenos fazem aulas de Capoeira. Acreditamos que ela favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, autoestima, automatização de movimentos e educa as crianças na administração do tempo e espaço dentro de um movimento.

PRIMEIROS SOCORROS

Curso de primeiros socorros tem como objetivo geral qualificar nossos profissionais, que prestam assistência a bebês e crianças através da capacitação em primeiros socorros como resposta imediata ao atendimento Pré- hospitalar. Tendo em vista que os primeiros socorros é o atendimento prestado, inclusive por leigos para manter a vida e evitar o agravamento das condições fisiológicas, até o recebimento da criança a assistência qualificada. Atendendo assim ao Projeto de Lei N 064, de 05 de julho de 2018, onde dispõe a lei Lucas sobre a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros para professores e demais servidores escolares.

BRIGADA DE INCÊNDIO

Nossa brigada de Incêndio é formada por funcionários treinados e capacitados para atuarem no atendimento a emergências. São responsáveis pela prevenção e combate a eventuais sinistros ou desastres ocorridos dentro de nossa escola, garantindo, assim, mais segurança e pró atividade em casos de necessidade, dentro das devidas normas e padrões.

Palavra da tia ana

"O Creatività é um espaço de aprendizado onde todas as atividades fazem parte do processo educacional, por isso, se preocupa individualmente com seus alunos, respeitando o ritmo e a capacidade de aprendizagem de cada um."
Diretora da Creatività